REVOLUÇÃO MEXICANA:
4) A
5) Descritiva:
a) A política econômica de Porfirio Diaz acentuou a dependência mexicana ao capital estrangeiro, apoiando-se na exportação de matérias-primas e importação de produtos industrializados.
b) A política econômica favoreceu os latifundiários que, com apoio do governo e de alguns grupos militares, submetiam as populações camponesas e indígena à exclusão econômica e social.
c) As massa camponesas favoráveis à Reformas Agrária, à burguesia e aos setores médios marginalizados por Porfirio Diaz. Quanto às lideranças camponesas, destacaram-se Emiliano Zapata e Pancho Villa.
6)D 7)B 8)B 9)C
10) A contraposição foi decorrente da:
· Busca por uma sociedade livre da opressão e da miséria;
· Reivindicação de distribuição de terra (reforma agrária).
11)
a) Zapata liderava os camponeses, ao Sul , e Villa, do Norte, com papéis vitoriosos.
b) Reforma Agrária;
c) Nacionalização do Solo, influencia americana e impostos elevados.
12)E 13)D 14)D
15)
a) México
b)Democrata-Liberal, pretendia uma moralização do país, sem mudanças profundas, “dentro da ordem”.
c) Os sucessores, como Carranza, procuraram atenuar a Revolução cooptando líderes e transformando a sociedade.
16) C
17)
a) Promover uma reforma agrária radical e devolver às comunidades indígenas suas terras.
b) Porque ele representa essa luta pela questão agrária.
18-C 19-B 20-E 21-D
PENSAMENTO POLÍTICO DO SÉCULO XIX
5)
a) Entre os fatores que possibilitaram a Revolução Industrial na Inglaterra, no século XVII, pode-se destaca a disponibilidade de capitais acumulados durantes a fase mercantilista do capitalismo e os cercamentos, responsáveis pela redução da oferta de trabalho no campo e o consequente êxodo rural, gerando nas áreas urbanas, com contingente de mão-de-obra barata para a nascente indústria.
b) O movimento ludista caracterizou-se pela reação, sobretudo de artesãos falidos por não conseguirem concorrer comas fábricas , mas também devido às condições de vida, através da destruição das máquinas por considerá-las responsáveis pela situação em que se encontravam
6) 01+02+04+08 = 15 7)D 8)C 9)A
10)
a) Os proletariados deveriam se organizar e, através de uma revolução, tomar o poder, quando o proletariado destruiria o modo de produção capitalista e instituiria o socialismo que seria a transição para uma sociedade comunista. Daí porque pregava a união do proletariado: "Proletários do mundo todo, uni-vos"!
b)
· Saint Simon – considerava ser a produção de riqueza a principal missão da sociedade;
· Charles Fourier – Os instintos e paixões humanos deveriam expandir-se livremente (trabalho);
· Robert Owen – Dirigiu uma fabrica têxtil e a transformou a cidade numa colônia modelo, onde não havia polícia, juízes, asilos bebida alcoólicas etc. sua empresa atingiu enormes lucros;
· Proudhon – propunha a criação de um banco popular, com crédito barato e troca de produtos sem visar lucro;
11)
A defesa do não-intervencionismo do Estado na economia e da livre iniciativa consagrando livre concorrência (Oferta e procura de mercadorias). No entanto, no estágio atual do capitalismo, a livre concorrência tende a desaparecer diante da monopolização do capital.
12)C 13)C 14)26 15)A 16)D 17) F – F – F – V – V 18)E 19)A
Este espaço é parte de uma proposta pedagógica que tem por objetivo aproximar tecnologia e ensino. Assim, este Blog é destinado aos alunos dos primeiros anos matutino do Colégio Cenecista José Elias Moreira de Joinville-SC com a proposta de problematizar assuntos atuais, construir texto e discutir curiosidades, fatos históricos, filmes, livros, vestibular e outras coisas úteis...
quinta-feira, 26 de março de 2009
RESOLUÇÃO EXERCÍCIOS DA APOSTILA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário