sábado, 17 de outubro de 2009

Revolução Chilena e Sandinista

7- B

8 - a) A política de Salvador Allende de nacionalizar empresas estrangeiras contrariava os interesses do capitalismo estadunidense no Chile, justificando o apoio dos EUA ao golpe militar naquele país.
b) Os atentados de 11/09/2001 em NY e Washington evidenciaram que o terrorismo motivado pelo radicalismo islâmico de ser objeto de preocupação das grandes potências. Atualmente os EUA tentam impor governos políticos e intervenções onde julgam existir focos de terroristas, e ainda fazem severas políticas de controle de imigração.

9- a) O golpe militar, liderado pelo Gen. Augusto Pinochet, em 1973, relaciona-se ao intervencionismo estadunidense, aliado às forças conservadoras chilenas que temiam, após a eleição de Salvador Allende, o êxito do socialismo no CHI e sua eventual difusão pela América latina, a exemplo do que ocorreu em Cuba.
b) Ditadura Militar.

10- a) A família Somoza controlou boa parte das riquezas da nação, utilizou o governo para ganhos pessoais, recebeu comissões por concessões de terras e minas e aumentou laços com bancos e investidores estadunidenses.
b) A estratégia foi criar focos revolucionários em todo o país para atrair o povo à luta e procurar alianças com camponeses e opreários para estabelecer uma guerra popular prolongada. Em 1979, a FSLN entrou em Manágua unindo as oposições populares e anunciaram a criação da Nova Nicarágua. Somoza Fugiu do país

11- B

12- D

13- C

14- D

15- C

16- a) Através de um Golpe Militar.

b) De 1970 a 1973, o Chile foi governado por Salvador Allende, do Partido Socialista, em Alianças com outros grupos de esquerda. No período foi proposto: reforma agrária e a nacionalização de várias empresas estrangeiras, contrariando interesses do capital internacional.

c) Pinochet é acusado de crimes contra a humanidade, envolvendo genocídio, tortura e morte de prisioneiros políticos, durante o período em que governou o país.

17- E

18- a) As revoluções em Cuba e na Nicarágua tiveram início com as guerrilhas contrárias às oligarquias locais alidaos ao imperialismo ianque.

b) A ascensão do socialismo no Chile se deu por via eleitoral, enquanto na Nicarágua, a FSLN usou a luta armada para chegar ao poder.

19- E

20- a) A política estadunidense do Big Stick em relação a América Central, promoveu a instabilidade política, a instauração de ditaduras pró-EUA e a manutenção da economia agroexportadora e dependente.

b) Augusto César Sandino liderou a guerrilha que, entre 1926 e 1933, combateu intervenções militares dos EUA na Nicarágua. Em 1975, surgiu a Frente SANDINISTA de de Libertação nacional congregando elementos políticos contrários ao monopólio da família Somoza, no poder desde 1934, com o apoio dos EUA. A FSLN, utilizando-se de táticas de guerrilha, a partir do camo, chegou ao poder em 1979, instituindo uma Rep. Popular.

21- A transição política para regimes democráticos, na América Latina, apresenta uma dupla face: de um lado, amplia a participação de diversos segmentos da população na vida política dos países (eleições livres e diretas e manifestações , ampla liberdade de imprensa).

22- F - V - V - F V



Nenhum comentário: