terça-feira, 24 de março de 2009

O que é Mais-Valia?


O pensamento político do século de XIX ficou marcado pela emegência da proposições de um filosofo, economista e historiador alemão Karl Marx. A sua importância para história foi devido a sua análise materialista da história. Até então os historiadores ditos tradicionais descreviam a história com uma sucessão de personagens de destaque, sem destaque aos movimentos sociais, processos e conjunturas que são caras a história. A partir da concepção marxista da história podemos frisar o conceito de MATERIALISMO HISTÓRICO este conceito privilegia as análises das relações entre os homens pelo vies econômico, ou seja, para Marx a infra-estrutura a base da sociedade está no poder financeiro. Levando a frente esse pensamento devemos lembrar também do termo LUTA DE CLASSES que para Marx era o MOTOR DA HISTÓRIA, "toda história é a história das lutas de classe" escravos e senhores, servos e nobre, proletário e capitalista.

O conceito de MAIS-VALIA é a chave para compreender a exploração do capitalismo. Através dele podemos explicar, de forma científica e rigorosa, a exploração capitalista e, assim, vislumbrar o que é necessário para suprimi-la.

O custo de manutenção da força de trabalho (operário, maquinas) constitui seu valor; a mais-valia é a diferença entre o valor produzido pela força de trabalho e o custo de sua manutenção.
Para ficar mais fácil de entender, vamos estudar um exemplo. Suponhamos que um operário seja contratado para trabalhar 8 horas por dia numa fábrica de motocicletas. O patrão lhe paga 16 reais por dia, ou seja, 2 reais por hora, o operário produz duas motos por mês. O patrão vende cada moto por 3883 reais. Deste dinheiro, ele desconta o que gasta com matéria-prima, desgaste de máquinas, energia elétrica, etc.; exagerando bastante, vamos supor que esses gastos somem 2912 reais. Logo, sobram de lucro para o patrão 971 reais por moto vendida (3883 menos 2912 é igual a 971). Se o operário produz duas motos por mês, ele produz, na verdade 1942 reais por mês (2x971). Se, num mês, ele trabalhar 240 horas, produzirá 8,1 reais por hora (1942 dividido por 240 horas). Portanto, em 8 horas de trabalho ele produz 64,8 reais (8,1x8) e ganha 16 reais. A mais-valia é exatamente o valor que o operário cria além do valor de sua força de trabalho. Se sua força de trabalho vale 16 reais e ele cria 64,8, a mais-valia que ele dá ao patrão é de 48,8 reais. Ou seja, o operário trabalha a maior parte do tempo de graça para o patrão! Para saber quanto, basta fazer uma regra de três simples:


64,8 --- 8 h.

16--- X


16 vezes 8 divido por 64,8 é igual a 2h e 6m

Conclusão: das oito horas que o operário trabalha, ele só recebe 2 horas e seis minutos. O resto do tempo ele trabalha de graça para o capitalista. Esse valor que o patrão embolsa é o trabalho não pago.


Nenhum comentário: